Super Investidores – Eu já sei meu perfil de investidor. O que é diversificação?
135

Eu já sei meu perfil de investidor. O que é diversificação?

Então você conseguiu definir seu perfil de investidor, agora precisa decidir onde investir.
Investidores conservadores são avessos a riscos e, portanto, devem buscar produtos com baixa volatilidade e menor risco. Geralmente tem o CDI como benchmarking.

Nesse momento, como definição simplista, considere que o CDI é igual à SELIC. E se você tem acompanhado as notícias, sabe que a SELIC está em 7% ao ano. Isso significa 0,58% ao mês. A caderneta de poupança atualmente rende 70% do CDI. Isso significa 4,9% ao ano. Ou 0,41% ao mês.

No outro extremo, temos o investidor de perfil agressivo, que é o que aceita investir em produtos que possuem alta volatilidade. Isso implica ter na carteira investimentos que podem ter rentabilidades negativas em determinados períodos. Esses investidores aceitam esse tipo de situação em troca de rentabilidades bem superiores ao CDI no médio e longo prazo.

Temos, então, várias opções na prateleira. E, independente do seu perfil, a recomendação é que você tenha em sua carteira um pouco de cada item da prateleira. Mas quanto de cada um? Isso se chama diversificação de investimentos.

A diversificação de investimentos é uma técnica de diluição de risco, que visa a maximização de ganhos. Ela consiste em alocar recursos em diferentes aplicações financeiras, de modo que o desempenho negativo de uma não signifique perdas definitivas ao investidor.

Se você “deixar todos os ovos na mesma cesta”, conforme especialistas costumam usar como metáfora, pode acabar tendo um prejuízo definitivo.

Independente do seu perfil, tenha em mente que na conjuntura atual de queda de SELIC, aquele parâmetro de rentabilidade de 1% ao mês é praticamente impossível de ser alcançado em produtos de renda fixa. A SELIC atual projeta 0,58% ao mês. Para obter rentabilidade maior, é necessário aplicar em produtos mais agressivos e, por consequência, aceitar riscos.

Se você é conservador e quer mais rentabilidade, considere aumentar sua alocação em produtos de renda variável (ações e fundos multimercado), e não se sinta desconfortável ou incomodado com perdas em determinados momentos. Isso significa um deslocamento do perfil conservador rumo a um perfil mais agressivo.

Se você é agressivo e quer mais estabilidade, considere aumentar sua alocação em produtos de renda fixa e não espere rentabilidades muito acima do CDI. Isso significa um deslocamento do perfil agressivo rumo a um perfil mais conservador.

A seguir temos uma sugestão de alocação de recursos, conforme o perfil de investidor.


RF = Renda Fixa

Por fim, independente do seu perfil de investimentos, seja disciplinado. Siga sua estratégia. Mudar a cada solavanco da aplicação significa perder as referências e perder oportunidades.

Diversificação e longo prazo são palavras-chave para o sucesso dos seus investimentos.

Autor: Osório José

Resultado de imagem para ícone whatsapp

Quer receber nossos Artigos pelo WhatsApp?
Clique no link abaixo e envie-nos uma mensagem com o seu nome:
https://goo.gl/LikUeB

Recomendações:

Osório José 02 de janeiro de 2018 CDIFundo de InvestimentoInvestimentosLHxMercado


3 Comentários

Deixe o seu comentário!





Informe seu e-mail para receber as novidades